quinta-feira, 21 de maio de 2009

!!! RINITE ALÉRGICA !!!

Em tempos de mudança de temperatura é comum aparecer manifestções alérgicas como a Rinite . Reconheça este tipo de alergia previna-se.


Rinite alérgica

A rinite alérgica, ou rinopatia alérgica, constui-se numa reação alérgica da mucosa nasal a determinados antígenos, principalmente inalatórios. É uma reação inflamatória da mucosa que reveste o nariz quando ela recebe influência de substâncias chamadas alérgenos. A rinite alérgica manifesta-se inicialmente pela obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Esta coceira pode ser na garganta ou nos olhos. Além disto a rinite alérgica, pode causar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz) que faz com que o paciente não durma bem a noite.
Os dois principais alérgenos são ácaros presentes no pó doméstico, em colchões, travesseiros, cobertores, etc. e fungos (mofos ou bolores), presentes em locais úmidos. São também fatores desencadeantes o pólen, saliva e pêlo de animais, insetos, fumaça de cigarro, ácido acetil salicílico ou outro medicamento antiinflamatório não esteróide, cheiros fortes, ar frio, perfumes e desodorantes.
A presença dos alérgenos estimula os basófilos específicos a desgranularem-se, isto é, a liberarem os conteúdos dos seus grânulos secretores no espaço extracelular. As substâncias químicas liberadas incluem histamina, heparina, fatores de ativação das plaquetas sangüíneas, serotonina e fatores quimiotácticos. Este fato induz uma resposta inflamatória típica. As reações locais são caracterizadas pelo edema, excesso de produção de muco e ataques de asma alérgicos envolvendo graves constrições brônquicas.
Quando os sintomas não são valorizados, a rinite prolonga-se por meses e até anos sem ser tratada. E complica-se: a contínua obstrução nasal obriga a pessoa a respirar com a boca aberta ou semi-aberta, dando origem à chamada respiração oral. Este tipo de respiração provoca desconforto na garganta, que pode variar desde um pigarro até amigdalites ou mesmo faringites.
Outra consequência possível é a voz nasalada e a secura da boca que pode também potenciar o desenvolvimento de cáries. Os mesmos processos inflamatórios podem afetar outras partes da mucosa das vias aéreas e contribuem para o desencadeamento da asma, otite média, alteração da função da trompa de Eustáquio, rinossinusite ou polipose nasal.O melhor remédio para sua rinite alérgica é o seu otorrinolaringologista ou alergista que vai receitar.



Fonte: http://www.marcobueno.net/curiosidades/curiosidades.asp?f_id_curiosidade=208 em 20 maio 2009