TESTE SUA CONEXÃO

Vídeos de Botânica

Acesse no final da página vários videos sobre Botânica...

Sons de Pássaros

É clicar nos passaros abaixo

* www.artesorrindo.com *


!!! Os Menores Vertebrados do Mundo !!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A descoberta dos menores vertebrados terrestres, pelo pesquisador Luiz Fernando Ribeiro, professor de Genética na Universidade Tuiuti, em Curitiba (PR) foi divulgada, em 09/05/2006, pelo jornal Estado de São Paulo e, on-line, pela Agência CT do Ministério da Ciência e Tecnologia. O trabalho de cinco anos foi publicado pela revista americana Herpetologica, em junho. São duas espécies de anfíbios da família Brachycephalidae, Brachycephalus ferruginus e o B. pombali, que só existem na mata Atlântica e se distribuem do Espírito Santo ao Paraná, medindo entre 8 e 18 milímetros.

Os sapinhos adultos achados em morros da Serra do Mar paranaense têm 10 a 12 milímetros. Os animaizinhos têm seu hábitat em altitudes que variam de 1.000 a 1.800 metros, vivendo no chão da floresta, entre folhas e galhos, predominantemente andarilhos, quase não saltam.

Apesar do tamanho, suas cores são vivas e marcantes, como o amarelo, laranja, vermelho e marrom.Ribeiro utilizou a pesquisa sobre os “sapinhos da montanha”, como os chama, para sua tese de doutorado na Unicamp. “E podem existir outras”, diz. De fato, a família apresenta uma taxa alta de especiação. “Tem espécie nova para todo lado que se olha”, diz o herpetólogo Hussam Zaher, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (UNICAMP na Mídia, 09/05/2006).

Diferente da maioria dos anfíbios, têm hábitos diurnos, preferem a baixa temperatura e andam mais do que pulam. Em relação à reprodução, ao contrário dos demais anfíbios, não precisam de um ambiente aquático. O macho provoca a ovulação da fêmea e, só depois dos ovos liberados, faz a fecundação. Também diferentemente da maioria dos anfíbios, não há a fase de girino - os indivíduos já nascem formados do ovo, o que caracteriza um desenvolvimento direto, sem larvas. Eles se alimentam de pequenos insetos, aranhas, ácaros e larvas.

!!! VEJA FOTOS NA PÁGINA DO BLOG !!!



Fontes:

Clicar no primeiro link de referencia, se não consiguir, veja nos outros links.

http://www.marcobueno.net/curiosidades/curiosidades.asp?f_id_curiosidade=202

http://www.utp.br/noticias.asp?codnoticia=4664

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14652.shtml

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/54903

http://www.sbherpetologia.org.br/checklist/anfibios.htm

http://ead.fja.edu.br/eco/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=583

0 comentários:

Briofitas - Ciclo Reprodutivo

Pteridófitas e Gymnospermas

Pteridofitas